foto edicao genetica tema interna

Em 1991, um dos autores do "modelo de dupla hélice" para a estrutura da molécula de DNA, o geneticista e biólogo molecular James Watson fez a seguinte declaração:

“Muita gente se diz preocupada com a mudança em nossas instruções genéticas. Mas essas [instruções genéticas] são apenas um produto da evolução, moldadas para nos adaptar a certas condições que podem não mais existir. Todos sabemos o quanto somos imperfeitos. Por que não nos tornar um pouquinho mais aptos à sobrevivência?”

A habilidade de fazer modificações pontuais no genoma humano avançou com a manipulação do sistema CRISPR-Cas9 (clustered regularly short palindromic repeats-CRISPR associated nucleases), devido à sua versatilidade e a simplicidade de seu manuseio. A técnica permite a edição do DNA para eliminar mutações indesejáveis. Em outubro de 2017 foi anunciado avanço que permite a alteração do RNA em vez do DNA – o que traz a vantagem de não afetar diretamente o código genético do paciente.

Em "Avanços na edição genética (CRISPR-Cas9 e outros)", Martin Bonamino, profissional do Instituto Nacional de Câncer e da Fundação Oswaldo Cruz,  abordará as tecnologias de edição genética.

"Estas manipulações vem impactando profundamente a maneira como se faz biologia experimental e começam a impactar também todo o campo da Biotecnologia e Engenharia Genética, incluindo suas aplicações terapêuticas através da terapia gênica. Abordaremos as implicações e impactos destas novas tecnologias em sistemas biológicos e também nos seres humanos", ressalta Bonamino. 

 

martin bonamino mini cv 2018A palestra "Avanços na edição genética (CRISPR-Cas9 e outros)" será ministrada por
Martin Bonamino

bullet azulDia 10/5, quinta-feira

bullet azul11h40